Editora: Tribuna da História Local: Lisboa Tipo: Livro Ano da Edição: 2008 Idioma: pt Volumes: 1 Páginas: 168 Disponível: Sim |
Obra pioneira sobre a História da Música Militar Portuguesa, o presente estudo aborda a função da música na instituição militar, dese o seu carácter estritamente prático à dimensão artística, bem como a evolução da organização e do instrumental dos agrupamentos musicais das forças militares e de segurança.
Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, o aparecimento das armas de fogo revolucionou a forma de fazer a guerra e a organização militar recorreu à música dos tambores e clarins, não apenas pelo seu efeito psicológico mas também para desempenhar uma verdadeira função operacional na transmissão de ordens e na coordenação das manobras tácticas. No século XVIII, a estética do absolutismo influenciou também a constituição e a função dos agrupamentos musicais militares. Já no século XIX, com o liberalismo, a música militar estabeleceu um contacto mais próximo com a sociedade civil.
Este estudo aborda igualmente a condição dos músicos e o importante papel que desempenharam na metrópole e nas antigas colónias, na divulgação e no ensino da arte musical. Os músicos militares criaram uma verdadeira escola de instrumentos de sopro, que foi marcante na música clássica e, mais tarde, na música ligeira.
|