Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
D. Frei Patrício da Silva - Um Cardeal Leiriense, Patriarca de Lisboa
Autor: Ricardo Charters d' Azevedo
Editora:
Textiverso
Local: Leiria
Ano do Livro: 2009
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2009
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 76
Disponível: Sim
Através dos “rostos” de alguns Leirienses nossos antepassados podemos aperceber-nos de como se vivia, confirmando que o esforço individual e a qualidade das prestações de cada um podem colocar lado a lado tradição e prosperidade, conservação e progresso.
A apresentação, neste livro, do Doutor D. Frei Patrício da Silva vem também nesta linha, procurando que os Leirienses possam reconhecer, e conhecer melhor, os seus filhos: indivíduos conhecidos, nascidos e vincadamente desta nossa região, que se sentem orgulhosos de o ser, mostrando, onde quer que venham a trabalhar, uma imagem da região de Leiria a partir das suas actividades, atitudes e das suas capacidades, afirmando-o: “somos Leirienses”!
O Doutor D. Frei Patrício da Silva, nascido nos Pinheiros em 1756 e falecido em Lisboa em 1840, único purpurado agostinho de toda a história de Portugal, professor de Teologia na Universidade de Coimbra, Secretário de Estado e membro de um Conselho de Regência, nomeado bispo de Castelo Branco, Arcebispo de Évora, chega ao topo máximo da Igreja portuguesa num período muito conturbado da história de Portugal. Após a Guerra Peninsular, Portugal sofreu uma guerra resultante da “zanga real”, durante a qual o Cardeal D. Patrício I viu sucederem-se diversos reis. Foi enquanto Cardeal Patriarca de Lisboa que se cortaram as relações com a Santa Sé, com a expulsão do Núncio, e se nacionalizaram os bens da Igreja. No entanto, ele era tão-somente o Cardeal de Lisboa, e naquela altura estavam vacantes muitos dos bispados em Portugal.
O Cardeal D. Frei Patrício da Silva, acima de tudo, serviu a Nação sem olhar às formas de governo, procurando manter intocado o poder da Igreja, o que não foi fácil. É isso que o livro pretende mostrar.